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2012 – Shopping a Céu aberto no Brasil.Transformações, estratégias e perspectivas na rua comercial na sociedade de consumo contemporânea

Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues

Tese de doutorado

A pesquisa analisou  projetos de intervenção urbana em áreas comerciais tradicionais (prioritariamente ruas e setores comerciais) nas cidades brasileiras pós década de 80, fomentando o debate (quase inexistente) nesse campo de conhecimento no Brasil. Tem como objetivos fornecer subsídios às políticas urbanas, a partir da avaliação das práticas internacionais e nacionais na área de planejamento comercial. A ênfase da análise estará centrada na verificação do alcance e limites dos projetos que priorizam a abordagem física (streetscape improvements), usado como estratégia inicial – única ou principal – quanto à dinamização da atividade comercial e de serviços. Várias foram as frentes de investigação: o estudo da lógica do comércio e sua relação com o espaço urbano, fundamental para embasar as análises; o estudo das políticas urbanas internacionais implantadas em áreas de comércio e serviços, seus resultados, e o questionamento da adequação de um modelo semelhante para o contexto brasileiro; as intervenções urbanas realizadas em ruas e/ou setores comerciais no Brasil, nos últimos vinte anos; e, por fim, a base legal e as condições para implantação, de políticas publicas para o setor de comércio e serviços.