Linhas de pesquisa/

Arquitetura de negócios: do espaço da troca ao espaço do consumo

O conceito de Arquitetura de Negócios como insumo para o ensino do projeto. Estudo dos diversos formatos varejistas: arquitetura e contexto para o seu florescimento. Os espaços comerciais objeto de estudos vão da Praça de Mercado ao Shopping Centers.

Produção e gestão do espaço turístico

A pesquisa busca investigar a apropriação do território pela a atividade turística, predominantemente voltada para o ambiente urbano (construído). Considerando que a atividade turística tem como produto principal o lugar onde as atividades acontecem, entender o território urbano, seu potencial já existente, a forma como é produzido e apropriado, assim como o controle da ocupação do território é de grande importância para o desenvolvimento urbano.  O turismo urbano e suas formas de desenvolvimento e gestão também são temas centrais de pesquisa. As pesquisas desenvolvidas visam, portanto, ampliar os conhecimentos sobre a leitura do ambiente urbano, seu planejamento e gestão com ênfase na atividade turística.

Intervenções em áreas centrais

Estudos sobre intervenção em áreas urbanas e ruas comerciais e sobre  processos de resiliência urbana  com foco no desenvolvimento do comércio e serviços varejistas, lazer e turismo, de forma a alimentar as políticas urbanas.

Comércio e Cidade: uma relação de origem

A pesquisa tem como objetivo geral a ampliação e o aprofundamento do conhecimento sobre as relações entre as atividades de comércio e serviços varejistas e a cidade, com vistas as fornecer insumos para a elaboração de políticas públicas de controle do desenvolvimento urbano, assim como subsídios para os diversos agentes varejistas no sentido do aperfeiçoamento de suas atividades. Dentro deste escopo, são contemplados os seguintes aspectos:

  • como atividade econômica nas suas várias escalas de atuação, (cadeia produtiva e relacionamento com os demais setores) e no âmbito do desenvolvimento urbano como geradora de emprego, receita e renda ;
  • como atividade de caráter social-cultural no que se refere à geração de emprego , abastecimento cotidiano e sociabilidade por meio dos encontros e das trocas;
  • estudo dos diversos tipos de agentes envolvidos com o comércio varejista, (ambulantes, lojistas independentes, grandes lojas, empreendimentos imobiliários, shopping centers, centrais de abastecimento, e- commerce) ;
  • aspectos locacionais e suas relações com as mudanças na economia e as novas tecnologias de transporte e comunicação e as especificidades dos diversos agentes varejistas;
  • Políticas urbanas e instrumentos legais de controle da atividade (urbanísticos, tributários, trabalhistas), no que se refere à localização, imagem e relações empresariais e econômicas;
  • O comércio e seu impacto no ambiente construído, na paisagem, imagem e comunicação urbanas.

A Lógica do Espaço Terciário

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos sobre setor terciário incluindo a análise da sua dinâmica em termos de atividade econômica e social e seu rebatimento no espaço urbano e regional. A amplitude do tema inclui: o estudo das diversas categorias do terciário (comércio e serviços, recreação e lazer, cultura, turismo, marketing dentre outras); a sua diferenciação por domínio (público /privado); a sua estrutura ( serviços/ comando); e o estudo dos fatores locacionais. Quanto à  escala discute as questões macro econômicas e regionais, as escala urbana e intraurbana e  adentrando o campo do projeto urbano e edilício dos espaços terciários.