O conceito de Arquitetura de Negócios como insumo para o ensino do projeto. Estudo dos diversos formatos varejistas: arquitetura e contexto para o seu florescimento. Os espaços comerciais objeto de estudos vão da Praça de Mercado ao Shopping Centers.
A pesquisa busca investigar a apropriação do território pela a atividade turística, predominantemente voltada para o ambiente urbano (construído). Considerando que a atividade turística tem como produto principal o lugar onde as atividades acontecem, entender o território urbano, seu potencial já existente, a forma como é produzido e apropriado, assim como o controle da ocupação do território é de grande importância para o desenvolvimento urbano. O turismo urbano e suas formas de desenvolvimento e gestão também são temas centrais de pesquisa. As pesquisas desenvolvidas visam, portanto, ampliar os conhecimentos sobre a leitura do ambiente urbano, seu planejamento e gestão com ênfase na atividade turística.
Estudos sobre intervenção em áreas urbanas e ruas comerciais e sobre processos de resiliência urbana com foco no desenvolvimento do comércio e serviços varejistas, lazer e turismo, de forma a alimentar as políticas urbanas.
A pesquisa tem como objetivo geral a ampliação e o aprofundamento do conhecimento sobre as relações entre as atividades de comércio e serviços varejistas e a cidade, com vistas as fornecer insumos para a elaboração de políticas públicas de controle do desenvolvimento urbano, assim como subsídios para os diversos agentes varejistas no sentido do aperfeiçoamento de suas atividades. Dentro deste escopo, são contemplados os seguintes aspectos:
Esta linha de pesquisa desenvolve estudos sobre setor terciário incluindo a análise da sua dinâmica em termos de atividade econômica e social e seu rebatimento no espaço urbano e regional. A amplitude do tema inclui: o estudo das diversas categorias do terciário (comércio e serviços, recreação e lazer, cultura, turismo, marketing dentre outras); a sua diferenciação por domínio (público /privado); a sua estrutura ( serviços/ comando); e o estudo dos fatores locacionais. Quanto à escala discute as questões macro econômicas e regionais, as escala urbana e intraurbana e adentrando o campo do projeto urbano e edilício dos espaços terciários.