Objetivos/

Criado formalmente em agosto de 2000, junto ao departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o LabCom, sob a coordenação da profa Dra Heliana Comin Vargas, tem como objetivo fortalecer e aprofundar estudos na área do conhecimento que discute as relações entre a atividade de comércio e serviços varejistas e a cidade. Os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no LabCom visam, primeiramente, fornecer insumos para a elaboração de políticas públicas de controle e indução do desenvolvimento urbano e para  o ensino  em arquitetura e urbanismo nesta área específica do conhecimento. Tem ainda como intenção contribuir com os diversos agentes varejistas no sentido de melhorar o desempenho de suas atividades, contribuindo para a dinâmica urbana com a geração de emprego e renda.

A base para a constituição deste laboratório parte da compreensão da importância da atividade de comércio e serviços na construção da vida urbana, mantendo uma relação de origem com a cidade. Portando, inclui entre suas pesquisas, aquelas relativas ao setor terciário como atividade econômica e seu rebatimento territorial, com ênfase nas atividades de comércio e de serviços varejistas as quais adentram o campo da recreação e lazer, cultura e turismo. Com esta intenção, o LabCom é receptivo ao desenvolvimento de estudos  do terciário que envolvam, dentre outros: a evolução da atividade no tempo; aspectos conceituais da troca ao consumo; localização e “lugarização”; os diversos atores envolvidos e suas principais características; os edifícios terciários  e sua arquitetura; o terciário e o mercado imobiliário; as políticas urbanas; intervenções urbanas; resiliência urbana varejista; marketing urbano; planejamento  urbano varejista;  terciário e comunicação urbana; terciário e mídia exterior; a produção e o consumo do espaço turístico; turismo, arquitetura e cidade; turismo urbano; turismo e compras, dentre outros. Tendo como pano de fundo a dinâmica da atividade de comércio e serviços, as pesquisas do laboratório incorporam o estudo das mais diversas formas de manifestação física da atividade terciária no ambiente construído, analisando sua arquitetura, inserção urbana, aspectos locacionais e mercadológicos e atores envolvidos: de ambulantes a Shopping Centers. A compreensão da dinâmica da ação dos diversos agentes sobre o espaço urbano e o estabelecimento de políticas de controle voltadas para o desenvolvimento econômico e social são os objetivos maiores das pesquisas desenvolvidas no âmbito do laboratório de comércio e cidade.

Coordenação/

Oreste Bortolli JrHeliana Comin Vargas

Arquiteta e urbanista pela FAUUSP, em 1974; economista pela PUC-SP, em 1982; Mestre, em 1986 e Doutora, em 1993, em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP; Pós-doutorado em Formação de Lideranças para o Planejamento Ambiental, em Genebra, na Academia Internacional de Meio Ambiente, em 1996. É professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, departamento de projeto, junto ao grupo de disciplina de planejamento urbano e regional, tendo atuado como chefe do departamento de projeto 2004-2008 e 20012-2014. Foi Diretora Presidente da FUPAM, Fundação para a Pesquisa Ambiental entre 2002-2004. Tem se dedicado nos últimos 30 anos ao estudo do setor terciário sendo especialista em estudos de dinâmica e economia urbanas com ênfase nas atividades de comércio e serviços varejistas adentrando o campo das atividades de recreação e lazer, cultura e turismo, onde também atua como consultora.

É líder de grupo de pesquisa “A lógica do espaço Terciário” CNPQ.  Entre outras publicações, é autora dos Livros: “Novos instrumentos de Gestão Ambiental Urbana” publicado pela EDUSP, 2001, 2005, 2014; “Espaço Terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio” pela editora SENAC, 2001; e, Intervenções em Centros Urbanos. Objetivos, estratégias e resultados, pela Editora Manole, 2006/2009/2014. Arquitetura e Mercado Imobiliário, pela Manole, 2014. No ensino de graduação em arquitetura e urbanismo destacam-se entre outras publicações a organização do Livro: Seminário de Ensino. Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAUUSP.2007; Fundamentos de Projeto. Arquitetura e Urbanismo, pela EDUSP, 2014. No campo do ensino de pós-graduação strito sensu dedica-se, fundamentalmente, ao estudo do Setor Terciário e a Estruturação do Espaço Urbano. Foi coordenadora de Mestrado Interinstitucional FAU-UFC entre 2004-2005. Na pós-graduação lato sensu tem atuado na área de Planejamento Turístico, Gestão Ambiental Urbana, Gestão de Shopping Center, Planejamento Urbano, Arquitetura e Mercado Imobiliário, com experiência internacional e com diversas publicações na área.

Leia mais

Linhas de pesquisa

Leia mais

Pesquisadores